Fernando & Sorocaba

Fernando & Sorocaba completam 14 anos de carreira com novos projetos, hits, números expressivos nas plataformas digitais e destaque na publicidade.

Precursores do gênero que ficou conhecido como “Sertanejo Universitário” , a dupla ganhou o cenário nacional após o sucesso “Bala de Prata”, canção composta pelo cantor Sorocaba e que deu nome ao primeiro álbum da dupla. Logo em seguida, a canção “Madri” dominou as paradas de sucesso. Além delas, os singles “Paga Pau”, “Veneno”, “É Tenso”, “Livre”, “Gaveta”, “As Mina Pira”, “Bom Rapaz” e “Zona de Risco” são algumas das músicas que caíram no gosto popular e são marca registrada da dupla.

Hoje, após anos de sucesso e uma carreira consolidada, Fernando e Sorocaba são referência para as novas gerações e exemplo de uma carreira artística completa, que contempla a produção musical, a composição, o empreendedorismo, a inovação e a publicidade.

Inovação é o grande diferencial da dupla, que desde as primeiras turnês já buscava uma interação com o público e cenário com técnicas jamais vistas no Brasil até então. Foi o caso da “Bolha” e do “Disco Voador”, usados nas turnês de 2012 e 2014, respectivamente, onde os cantores ficavam ainda mais próximos do público. Anos antes, em 2010, o show contava com um momento onde a dupla era içada por um guindaste.

Fernando & Sorocaba somam mais de dois mil shows ao longo da carreira, no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina. As apresentações são compostas por um repertório autoral, grandes hits e, claro, muita tecnologia e efeitos especiais que conectam o público à atmosfera da turnê. A última, por exemplo, do projeto ‘Isso é Churrasco’, trouxe ao público o clima do churrasco com os amigos e uma experiência gourmet exclusiva, com open food de carnes nobres e grandes chefes do churrasco.

Quando falamos em números, Fernando e Sorocaba se destacam novamente: a dupla tem mais de 1.1 bilhão de visualizações no YouTube em seus quase 300 vídeos lançados, além de contabilizar 2,4 milhões de inscritos no canal. Também somam cerca de 3 milhões de fãs no Spotify e mais de 5.7 milhões de ouvintes mensais na plataforma.

Além da música, os cantores se destacam também na publicidade. São um dos poucos artistas que têm grandes marcas, de diversos segmentos, associadas ao seu próprio nome e com parcerias duradouras, como: Mitsubishi, Frimesa e Boehringer Ingelheim, por exemplo.

2020: O Ano das Lives

Com toda a mudança no cenário musical, devido ao isolamento social impostos pela pandemia da COVID-19, as lives surgiram para entreter e acalentar o público. O diferencial de Fernando & Sorocaba foi trazer para os fãs, mais uma vez, um clima diferente, em cenários inusitados que faziam referência a algum projeto da dupla ou que, simplesmente, tinham um visual deslumbrante.

As primeiras transmissões foram inspiradas nos últimos e marcantes projetos de carreira dos cantores, são elas: live ‘Isso é Churrasco’ (18.04), live ‘Sou Do Interior’ (09.05), live ‘O Chamado da Floresta’ (06.06). As demais, seguiram no conceito de cenários naturais, como um campo com balões e uma árvore da vida – live ‘Quadro’ (05.07); uma pedreira – live ‘A Rocha’ (26.07); um campo de girassóis – live ‘Onde o Sol se Esconde (23.08); uma antiga estação de trem – live ‘Estação FeS’ (20.09); cactos, cavalos na live ‘Rancho FS’ (18.10); um show de velocidade com pilotos profissionais e manobras de drift foi o tema da live ‘FS Race’, no final de novembro. A última transmissão do ano aconteceu no dia 24 de dezembro e celebrou o Natal em família.

Todas as lives resultaram em números expressivos para a dupla: foram mais de 112,5 milhões de impressões; mais de 17,6 milhões de visualizações e 7 milhões de contas únicas conectadas durante os shows virtuais. A dupla ainda arrecadou toneladas de suprimentos e alimentos que foram doados para o Hospital de Amor – Hospital do Câncer de Barretos.

Fernando e Sorocaba e Barões da Pisadinha Um dos grandes destaques musicais de 2020 foi o lançamento da faixa “Amor da Despedida”, em parceria com os Barões da Pisadinha, no mês de novembro. A canção já ultrapassa 30 milhões de visualizações no Youtube e tem mais de 26 milhões de streams no Spotify. “Amor da Despedida'' chegou ao top 100 global da plataforma no dia 31/12, ficando entre as 100 músicas mais tocadas no mundo.

ÚLTIMOS PROJETOS

Isso É Churrasco - 2019

No ano em que completaram 12 anos de carreira (2019), Fernando e Sorocaba gravaram o projeto “Isso É Churrasco”, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, um espetáculo inteiramente produzido para reverenciar esse momento tão genuíno para todos nós.

No Brasil, o churrasco vai muito além do simples fato de sentar à mesa para comer bem. Já virou um ritual no dia a dia do brasileiro e é muito mais do que lenha, fogo e carne. Hoje, churrasco é encontro de amigos, de família, é celebração, é estar com quem a gente mais gosta, é também música e ter momentos para compartilhar e guardar na memória. Na história de Fernando e Sorocaba não é diferente. É o momento de se conectar com pessoas, de gerar boas recordações, de aproveitar o dia de folga ao lado de quem eles mais gostam e fazendo o que mais amam: música.

No palco, a dupla dividiu a cena com o cantor Daniel, no Pot Pourri: 'Garanhão da Madrugada/ Paixão de Peão/ É Problema Meu/ Quebrando Tudo/ É Disso Que O Velho Gosta'. Já com Maiara e Maraisa, foram dois momentos: as duplas se encontraram na inédita 'Alô Som' e, em seguida, o casal Fernando e Maiara dividiu os vocais em um medley especial que emocionou a todos.

Para evidenciar ainda mais o sucesso do projeto, o álbum foi indicado na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja'' na maior premiação de música Latina em 2020, o Grammy Latino.

O Chamado da Floresta - 2018

Em 2018, a dupla gravou o DVD “O Chamado da Floresta” em meio a uma floresta plantada no interior de São Paulo. O local foi escolhido por sua estética, pelo desenho da plantação e por seu propósito tecnológico e ambiental. O projeto tem uma proposta sustentável – que te faz pensar sobre o ‘seu papel no mundo’ – mas ao mesmo tempo futurista, com efeitos especiais naturais – como a entrada de luz solar pelas frestas das árvores –, o que torna o clima intimista e inspirador.

No repertório, quatro faixas contaram com participações especiais de artistas renomados: Maiara e Maraisa (‘Zona de Risco’), Ludmilla e Mc Kekel (‘Cheiro Natural’), Mano Walter (‘Cê Não Tá Entendendo Não’) e Vitor Kley (‘Valeu a Pena’). O álbum tem direção musical de Fernando Zor e Ray Ferrari.

Sou Do Interior - 2017

Em comemoração aos dez anos de carreira, a dupla gravou um dos projetos mais revolucionários do mercado sertanejo, e que foi responsável por trazer uma nova estética às produções musicais, fugindo do tradicional painel de led. O projeto intitulado “Sou Do Interior”, com direção criativa e executiva do cantor Sorocaba, evidenciou a importância do agro no cenário nacional, homenageou produtores rurais e uniu as pessoas do campo e da cidade.

O repertório foi composto por músicas inéditas e canções que marcaram a carreira da dupla. Para abrilhantar ainda mais o projeto, Fernando & Sorocaba convidaram amigos como: Luan Santana, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan, Chris Weaver, JetLag Music, Nego do Borel e Mc Menor.

Para concretizar o sucesso, o álbum foi indicado, em 2019, na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” na maior premiação de música na América Latina, o Grammy Latino.

FERNANDO

Cantor, produtor musical, compositor e multi-instrumentista, Fernando tem 22 anos de carreira e, há 14 deles, está ao lado do parceiro Sorocaba, na dupla Fernando & Sorocaba. Fernando assina a produção e direção musical de grandes artistas, como Chitãozinho e Xororó, Marcos & Belutti, Luan Santana, Maiara & Maraisa, Lauana Prado e a própria dupla Fernando e Sorocaba. O artista traz na bagagem indicações importantes no maior prêmio de música da América Latina, o Grammy Latino, não só como intérprete, mas também como produtor musical.

SOROCABA

Cantor, compositor e empresário, Sorocaba foi o maior arrecadador em direitos autorais em shows no Brasil no ano de 2015. Ele também liderou o ranking do ECAD nos anos de 2011 e 2012, e em 2010, 2013 e 2014 foi o segundo maior arrecadador brasileiro. Sorocaba tem mais de 300 composições autorais, sucessos gravados pela própria dupla e por grandes artistas da música brasileira. Por todas as inovações na carreira, dentro e fora dos palcos, Sorocaba é hoje referência no mercado sertanejo, não só como cantor, mas também como empresário. Na publicidade não é diferente. A credibilidade que o artista carrega em sua carreira e vida pessoal atrai grandes marcas.